Contrato de locação "de boca"

Contrato de locação “de boca”, entenda os riscos

O contrato de locação “de boca” é uma prática marcada por uma série de problemáticas, como por exemplo valor do aluguel, prazos, obrigações e deveres entre os contratantes.

Deste modo, é corriqueiro nos escritórios de advocacia aparecerem proprietários ou inquilinos desesperados por problemas envolvendo a locação de imóveis, e, na grande maioria das vezes, ao serem indagados sobre a existência de contrato de locação, descobre-se que ele não existe, ou ainda, foi realizado a partir de modelos prontos da internet, o que é um grande risco, uma vez que não são avaliadas as reais necessidades dos contratantes.

Ao realizar um contrato de locação devem ser levados em consideração além dos valores, reajustes e validade, os direitos e deveres de cada uma das partes e as consequências do descumprimento das obrigações pactuadas.

A falta do contrato ou um contrato de locação “de boca” pode acarretar em inúmeras problemas para as partes, e isso ocorre porque após a celebração podem acontecer inúmeros problemas em relação ao próprio imóvel, ou até mesmo mudança de opinião entre as partes, que acabam agindo de maneira distinta daquela combinada.

Deste modo, estando todos os pontos registrados e assinados por ambas as partes, será muito mais fácil garantir os seus direitos no caso de descumprimento.

Ainda, ao ser elaborar um contrato de locação devem ser seguidas as normas previstas na lei do inquilinato, Lei n. 8.245/91, por isso, a contratação de um profissional que conheça a legislação é fundamental, para que conste todos os detalhes necessário de acordo com as regras vigentes.

Como diz o sábio ditado, “o barato sai caro”, deste modo, não se coloque no risco de sofrer grandes perdas futuras por uma economia que certamente não valerá a pena.

Please follow and like us:
Compartilhe nas redes sociais
Michele Gonçalves
oviedoadvocacia2020@gmail.com

Advogada Especialista em Direito Previdenciário, inscrita na OAB/SC 51.567. Contato/WhatsApp: (48) 99194-2079/ (48) 98436-5827. Atendimento on-line em todo o território nacional.

No Comments

Post A Comment

Consulta on-line