guarda compartilhada

Os benefícios da guarda compartilhada

Os pais têm o dever, e não a mera faculdade de ter seus filhos menores em sua companhia. Por isso, a guarda compartilhada traz benefícios para os pais, especialmente para as crianças.

Quando existem filhos, e com o divórcio dos pais não se resolve simplesmente indo um para cada lado, isto é, o fim do casamento ou união estável não afeta nem os direito e, nem os deveres de ambos com relação às crianças.

Embora, os pais não convivam mais sobre o mesmo teto, ainda que haja situação de conflito entre eles, é necessário definir a divisão do tempo de convívio com os filhos de forma equilibrada e saudável.

Mas o que vem a ser guarda compartilhada?

Quando ocorre o rompimento do convívio dos pais, acaba havendo uma redefinição das funções familiares.

Por isso, a convivência compartilhada assegura a ambos os genitores a responsabilidade conjunta e o exercício de direitos e deveres dos filhos.

Além disso, assegura a divisão do tempo de convívio de forma equilibrada entre os pais.

Importante que, casos os pais estejam em litígio pela guarda dos filhos o (a) juiz (a) deve informar o significado e a importância da guarda compartilhada.

Todavia, é atribuição dos pais, o dever de gerir a criação e a educação dos filhos, tendo ambos o dever de fiscalizar sua manutenção e educação.

A guarda compartilhada garante o direito as crianças de relacionar-se com seus pais, reduzindo conflitos entre ex-cônjuges.

Assim, elimina para que a mãe não mais assuma sozinha o peso da criação, educação e formação dos filhos.

Lembrando que, a adoção da guarda compartilhada, não existe um modelo fixo.

Isto é, pode ter a guarda compartilhada de residências desde que os pais morem perto um do outro ou só de responsabilidades, mas levando sempre o melhor interesse da criança.

Em casos dos pais que moram em cidades diferentes ou outro Estado não será possível a adoção da guarda compartilhada, por questões práticas.

Quando devidamente exercido pelos genitores, o modelo de guarda, é bastante eficiente para harmonizar os conflitos a respeito da crianção dos filhos, que surgem com o fim do relacionamento de um casal.

Diante disso, os benefícios são inúmeros para os genitores e filhos, predominando o respeito e o diálogo que são capazes de criar pessoas melhores e mais preparadas para a vida.

Por último, consulte um profissional especializado em Direito de Família para orientar melhor.

Curta e compartilha!

Please follow and like us:
Compartilhe nas redes sociais
Eva Oviedo
evavenialgooviedo@gmail.com

Advogada Especialista, inscrita na OAB/SC 54.531. Contato/WhatsApp: (48) 99194-2079

1 Comment

Post A Comment

Consulta on-line